Tuberculose – esse tipo de doença bacteriana afeta os pulmões, os ossos, os rins e as meninges (membranas que envolvem o cérebro). É transmitida por meio do contato com a saliva de pessoas infectadas. Os sinais da tuberculose são tosse, expectoração com sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores. O tratamento dura alguns meses e é feito com uma combinação de medicamentos. Apesar de ser possível evitar a doença com a vacina BCG, o Brasil ainda registra, todo ano, cerca de 70 mil novos casos de tuberculose e de 4,6 mil mortes relacionadas à doença.

Meningite tuberculosa – acontece quando as bactérias que afetam outra região do corpo, geralmente os pulmões, se espalham para o cérebro e para a coluna vertebral. Os sinais da complicação são febre e calafrios, náuseas e vômito, sensibilidade a luz, dor de cabeça forte e pescoço duro (meningismo). Os bebês contaminados também podem apresentar manchas no corpo, falta de apetite e postura incomum, com a cabeça e o pescoço arqueados para trás. O tratamento é feito com medicamentos e dura cerca de um ano.

Tuberculose miliar – esse tipo de doença aparece quando o organismo não conseguiu conter a infecção inicial (geralmente no pulmão) e a tuberculose se espalhou para o restando do corpo. Bebês, idosos e pessoas com baixa imunidade (como os portadores de HIV) estão no grupo de risco. Os sinas são dor abdominal, arrepios, tosse, fadiga, febre, mal-estar generalizado, dor nas articulações, pele pálida, sudorese, glândulas inchadas e perda de peso. O tratamento é com medicamentos e pode durar seis meses ou mais.

Fonte: gndi.com.br