Você sabe o que é plano de saúde por adesão? Este é um dos tipos de contrato que mais cresce no Brasil. A mais recente pesquisa da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), realizada em 2020, apontou mais de 6 milhões e 300 mil usuários em todo o país. Número bastante expressivo, não é?

O que é plano de saúde por adesão e o que representa para seus associados?

O plano de saúde por adesão é uma modalidade que beneficia pessoas com serviço médico privado vinculadas à entidade de classe, estudantil, aos sindicatos e associações.

Antigamente, neste tipo de plano era permitido o acesso a qualquer tipo de pessoa, mas as limitações a torna única e a diferencia dos planos de saúde coletivo empresarial e individual.

Neste formato, uma entidade ou classe forma um contrato diretamente com a operadora desejada e desse modo todos os membros, ou parte deles pode ingressar com direito aos benefícios estipulados por ambas as partes.

Quais são as diferenças do plano individual?

Para começar a entender o que é plano de saúde por adesão e como diverge do individual, é preciso conhecer os conceitos. O individual é feito exclusivamente para apenas uma pessoa física, cujos direitos ainda lhe cabe a possibilidade de incluir dependentes.

Enquanto qualquer pessoa pode fechar um contrato com a operadora, na adesão é preciso que um indivíduo seja convidado ou faça parte de alguma associação, entidade ou sindicato. Por exemplo, estudantes integrados a associação escolar ou acadêmica podem ter um plano de saúde por adesão.

Grande vantagem em destaque são os custos mais baratos. Se você deseja ter benefícios em tratamentos e consultas, certamente os gastos estarão mais em conta do que nos planos individuais. Por atender pessoas únicas, as restrições específicas encarecem o pacote, logo, os planos por adesão atraem o consumidor por pesar menos no bolso no final do mês.

Embora sejam vistas de maneira diferenciada, a semelhança está no acesso a consultas, exames, cirurgias, internações, etc.

E do plano coletivo empresarial?

O plano de saúde por adesão se iguala ao empresarial em relação aos benefícios com coparticipação, carência, acomodação, entre outros, além disso, ambos têm preços mais acessíveis do que o individual.

O contraste é que no empresarial coletivo os funcionários têm ingressos na hora que começam a exercer suas funções na instituição. Em geral, todos ficam com o plano de saúde até o momento de sair da instituição, com também podem permanecer dependentes e ex-empregados após o término.

Já nos planos por adesão, o contrato é feito entre a entidade e a operadora. Desse modo, os filiados podem ingressar a qualquer momento, caso desejem.

Fonte: https://anab.com.br/administradora-de-beneficios/