Dicas de Congelamento e Descongelamento

Congelar é…
Transformar um líquido em sólido, mantendo o sabor, a cor, o aroma e o frescor dos alimentos.
Não congele:
Receitas a base de maisena, gelatina ou preparações que contenham gelatina, maionese, clara cozida ou em neve (clara crua pode), gema crua, ovo cozido, vegetais crus, creme de chantilly.
Técnica de branqueamento para vegetais
Lave bem os vegetais, depois mergulhe em água fervente por alguns segundos e coloque-os em água gelada em seguida, para evitar que cozinhem com o calor. Este procedimento tem a finalidade de inativas enzimas que poderiam causar reações de deterioração.
Congelamento adequado
O alimento deve ser colocado em vasilhas rasas, em pequenas porções para facilitar o resfriamento de 65°C a 10°C no prazo máximo de 2 horas. Em seguida deve ser encaminhado para refrigeração e logo após ao freezer, onde deverá atingir a temperatura de -18°C.
Para resfriar mais rapidamente o alimento, pode ser utilizado o resfriamento forçado realizado da seguinte forma: imersão em gelo antes de levar a geladeira ou através de equipamentos próprios para resfriamento rápido.
Dicas de congelamento:
  • Quanto mais rápido for o congelamento e mais devagar for o descongelamento, melhor será o resultado final;
  • Sempre retire o ar de dentro das embalagens que serão congeladas;
  • Identifique com uma etiqueta o nome do alimento, a quantidade e data de congelamento. Assim fica mais fácil saber o que está dentro do pote e se ainda está próprio para consumo;
  • Congele porções que possam ser utilizadas de uma só vez, pois o recongelamento não é indicado;
  • Mantenha uma lista de alimentos congelados, assim você não precisará abrir o freezer sem necessidade.
Descongelar é…
O processo que faz os alimentos congelados voltarem a sua condição natural.
Descongelamento adequado:
Retire o alimento do freezer com 24 horas de antecedência e coloque-o no refrigerador em temperatura máxima de 5°C ou descongele no micro-ondas se o alimentos for ser utilizado no mesmo dia.
Obs.: Nunca utilize água diretamente sobre o alimento para acelerar o descongelamento, pois a água retira elementos essenciais do produto, causando sensíveis danos e muitas vezes causando até alteração do paladar.
Dicas de descongelamento
Não basta manter as propriedades dos alimentos enquanto ele permanece congelado, é preciso estar atento para que o alimento não perca qualidade durante o descongelamento. Seguem algumas dicas para o descongelamento adequado:
  • As carnes devem ser mantidas na mesma embalagem em que foi congelada;
  • Não é recomendável recongelar a carne crua, porém, após o cozimento é possível o recongelamento;
  • Após o descongelamento a carne pode permanecer na geladeira por um prazo máximo de 24 horas;
  • O líquido que escorre da carne durante o descongelamento deve ser descartado, pois ele pode servir como foco de contaminação;
  • Vegetais congelados no processo de branqueamento podem ser imediatamente refogados ou cozidos;
  • Molhos podem ser descongelados diretamente no fogão em fogo baixo;
Recongelamento dos alimentos:
Nunca recongele o alimentos que foram totalmente descongelados, pois isso pode contribuir com o crescimento bacteriano, aumento da quantidade de suco da carne, além da perda de nutrientes.
Fique atento com o prazo de validade
O tempo que um alimento pode permanecer no congelador está intimamente ligado a capacidade de conservação de seus ingredientes e componentes químicos. As receitas preparadas com leite, por exemplo, tem um prazo de validade menor do que aquelas feitas com água. Sabendo disso, você pode planejar o que vai fazer para congelar e o que vai fazer para ser consumido rapidamente. Outro fator que influi na conservação do alimento no congelador é a temperatura. Mantenha o freezer à temperaturas próximas dos -18°C e evite abrir e fechar a porta desnecessariamente. Sempre embale muito bem os alimentos para que não haja contato com o ar.
Embalagens para congelar
As embalagens são importantes para manter os alimentos congelados com sabor e propriedades nutritivas. Seguem alguns passos para congelar adequadamente:
  • Utilize plástico, vidro ou embalagens plásticas apropriadas e lembre-se de deixa-las sempre fechadas para evitar que as bactérias se proliferem em meio ao alimento;
  • Procure sempre remover o ar de dentro das embalagens;
  • Para recipientes sem tampa, utilize papel filme ou sacos plásticos, sempre deixando-os bem próximo do alimento;
Fique atento às sugestões de tempo de armazenamento para congelados
Pães e massas: 3 meses
Filé de peixe: 2 meses
Carne bovina em pequenas porções: 2 meses
Pernil: 2 meses
Peixe cozido: de 2 a 3 meses
Miúdos de aves (coração, moela, fígado): 3 meses
Frango congelado comercialmente: 2 meses
Manteiga ou margarina: de 6 a 12 meses
Hortaliças (pratos prontos): 3 meses
Frutas (polpa): 12 meses
Bolo recheado: 1 mês
Molhos para carnes: 3 meses
Por: Bradesco