Mastigar mal, pode me fazer engordar?

Fazer uma boa refeição vai muito além de escolher apenas alimentos saudáveis, fazer uma boa refeição está ligada principalmente a importância e atenção que você dá a ela pois mais importante que ingerir alimentos corretos é digerir e absorver corretamente os nutrientes que esses alimentos tem a nos oferecer.
Vamos começar definindo o que é digestão. A digestão é o conjunto das transformações químicas e físicas que os alimentos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores e absorvíveis pelo nosso corpo.
O que poucos sabem é que a nossa digestão começa antes mesmo de ingerirmos o alimento com o que chamamos de FASE CEFÁLICA.
A fase cefálica consiste em observar o alimento antes de começar a comer, sentir seu aroma e em alguns casos até a textura.
Essa fase mexe diretamente com o nosso cérebro nos proporcionando prazer, maior saciedade e permite que ainda antes do alimento chegar ao estômago, se inicie a secreção gástrica. (Produção de suco gástrico).
Após a fase cefálica temos a mastigação. A digestão da maioria dos alimentos já se inicia na boca onde temos a presença de uma enzima chamada Amilase Salivar que é responsável por iniciar a digestão dos carboidratos.
Quando não reservamos um tempo correto para fazermos nossa refeição pulamos a fase cefálica e encurtamos a ação das nossas enzimas amilases que estariam iniciando a digestão na nossa boca por tanto:
RESERVE UM TEMPO PARA SUAS REFEIÇÔES!  De preferência as realize em um lugar calmo e sem distrações como televisão, celular, etc. pois isso acaba também interrompendo a fase cefálica!
Fonte:Biovida