Requisitos Para a Doação de Sangue

A doação de sangue é um ato simples que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Mas, para que esse ato não prejudique o doador e nem mesmo a pessoa que receberá o sangue, são necessários alguns cuidados.
A idade é primeiro requisito para ser doador de sangue. Você deve ter entre 16 e 69 anos. Se você for menor de 18 anos, a doação só poderá ser realizada com o formulário preenchido pelos seus pais ou responsáveis legais. É possível que o hemocentro também solicite a presença dos pais para a doação.
Estar em boas condições de saúde e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e estar alimentado também são requisitos. Além disso, para fazer uma doação de sangue você também deve pesar mais 50 kg. A questão do peso é importante porque a quantidade de sangue coletada em cada doação é 450ml, isso é cerca de 10% do volume sanguíneo de uma pessoa adulta com 50kg ou mais – uma quantidade que não prejudica a saúde do doador.
Impeditivos para a doação de sangue
Alimentação – se você acabou de almoçar, a doação só é recomendada depois de duas horas. E se você comeu comidas gordurosas, espere por três horas.
Resfriado – se você teve um resfriado, espere uma semana após a data em que os sintomas desapareceram para poder fazer sua doação de sangue.
Bebida alcoólica – além disso, se você tiver ingerido bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes, você não pode fazer uma doação de sangue.
Tatuagem e DST – você também não pode doar sangue se, no último ano, fez uma tatuagem ou esteve em risco de contrair uma doença sexualmente transmissível.
Gravidez – se você for mulher e estiver grávida, você também não pode doar. Se tiver feito um parto normal, deve esperar 90 dias e, caso tenha feito uma cesariana, você deve aguardar por 180 dias. Se ainda estiver amamentando, só pode fazer uma doação de sangue um ano após o parto.
Existem alguns fatores que impedem definitivamente alguém de ser um doador de sangue. São eles:
Ter hepatite depois dos 11 anos de idade;
Ser portador de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatite B e C, AIDS ou doença de Chagas;
Estar com malária;
Fazer uso de drogas injetáveis.
Com que frequência posso fazer uma doação de sangue?
Logo após uma doação de sangue, o organismo demora algumas horas para repor o plasma e alguns dias para repor as plaquetas. No entanto, a reposição das hemácias demora alguns meses. Por isso, após uma doação de sangue é necessário aguardar:
Homens – devem esperar três meses (90 dias);
Mulheres – devem esperar quatro meses (120 dias).
Quais cuidados devo ter após a doação de sangue?
Após doar sangue, você deve:
  • Alimentar-se e hidratar-se bem;
  • Evitar bebidas alcoólicas e cigarros nas primeiras duas horas;
  • Não fazer esforço físico.
Reações adversas durante e após a doação de sangue
É raro, mais certas pessoas podem apresentar algumas reações durante ou após uma doação de sangue. As mais frequentes são:
  • Queda de pressão;
  • Sensação de desmaio;
  • Náuseas;
  • Hematomas no local da punção.
Caso você tenha alguma indisposição ou problema de saúde nas duas semanas seguintes à doação, volte ao hemocentro para esclarecimentos.
Fonte: GNDI