Dicas Para Você Ter Sucesso em Negociações

Para algumas pessoas a negociação é um conjunto de táticas para tentar superar uma das partes envolvidas na transação comercial, como se alguém precisasse perder para o outro ganhar. Na verdade, o grande objetivo de uma negociação é chegar a um acordo sobre a proposta, gerando valor à sua oferta.
Em tempos de crise, quem sabe negociar pode ter grandes vantagens. Por isso no post de hoje, reunimos várias dicas para que você tenha sucesso em qualquer negociação da qual participar. Acompanhe a seguir:
Escolha bem o local: sempre que possível, faça as reuniões de negociação em um lugar em que se sinta confortável. Geralmente as pessoas são mais confiantes e confortáveis quando estão em um lugar que já conhecem. Caso não consiga fazer com que isso aconteça, ainda é possível realizar o encontro em um local “neutro”, como uma sala de coworking ou em um almoço executivo.
Inicie a negociação: quando você inicia o processo de negociação, consegue direcionar a outra pessoa para o caminho que mais o convém. Por exemplo, ao perguntar ao seu cliente qual é a verba que ele tem para o projeto/produto/serviço, você consegue saber quanto ele dispõe para pagar pelo que você faz. Por outro lado, quando o cliente já inicia a conversa perguntando qual o menor preço, você fica à mercê do preço que ele acha alto ou baixo. Se você for o cliente na situação, tome a iniciativa.
Negocie por escrito: muitos vendedores e clientes cometem o erro de discutir termos de um acordo ou contrato sem assinar algo por escrito. Mesmo que o cliente tenha dado o aceite verbal, ele pode acabar se arrependendo e mudando de ideia. Quando você negocia por escrito, o aceite das duas partes garante que as condições acertadas serão cumpridas devidamente.
Seja franco: a melhor maneira de negociar é jogando limpo. Se você sentir que a negociação está se tornando uma queda de braço, pare de negociar e reinicie o processo. Tente transformar as objeções do outro em oportunidades. Demonstre que não está interessado em levar vantagem; mostre que você deseja construir uma relação de confiança.
Controle suas emoções: exaltar-se ou se aborrecer em uma negociação pode expor seus pontos fracos e deixar a outra pessoa com dúvidas sobre a sua capacidade de fechar o negócio. Por isso, os melhores negociadores sabem se manter tranquilos. Quando as pessoas ao seu redor estiverem exaltadas ou emocionadas demais, fique frio, mantenha-se calmo e use a lógica para negociar.
Avalie vantagens e desvantagens: se você percebe que o outro está querendo mais do que você pode dar, nunca tenha receio de recusar o negócio. Nunca se sujeite a um contrato em que você sinta que vai sair no prejuízo.
Fonte:SegurosUnimed