Relatório do Banco Mundial divulgado no segundo semestre do ano passado apontou que a poluição atmosférica gera impactos da ordem de US$ 5,1 trilhões ao bem-estar das pessoas. Isso inclui, evidentemente, gastos com serviços médicos e medicamentos, dias não trabalhados, planos não cumpridos… A lista é longa.
Ponha mais verde em sua vida
Se a associação da poluição ambiental com doenças respiratórias e cardiovasculares, câncer e moléstias infecciosas já é bem conhecida e ajuda a justificar esse montante, estudos também indicam que o ar nocivo das grandes cidades contribui para o declínio cognitivo da população idosa, um importante problema de saúde pública cuja incidência tem crescido. A mudança desse cenário depende de investimentos globais, mas passa obrigatoriamente pela educação. Assim, além de pressionar as autoridades para que cumpram seus compromissos, veja o que mais você pode fazer pelo meio ambiente em seu universo particular.
Atitudes ecológicas
Deixe o carro para ocasiões especiais. Vá de bicicleta, de transporte coletivo, de táxi.
Produza menos lixo. Reaproveite o que for possível e separe os resíduos orgânicos dos recicláveis.
Modere o consumo de modo geral. Se já tem três, para que comprar o quarto?
Faça economia de água e energia elétrica. Feche bem torneiras, acabe com vazamentos e deixe entrar em casa a luz natural.
Tire eletrodomésticos e eletroeletrônicos da tomada sempre que não estiverem sendo utilizados.
Fique longe do cigarro.
Mantenha uma dieta rica em vegetais, com menos alimentos de origem animal.
Ponha mais verde em sua vida. Que tal plantar aquela árvore?