Por que investir na prevenção de doenças na empresa? Descubra aqui! – Empire Assessoria e Corretora de Seguros

Blog

Por que investir na prevenção de doenças na empresa? Descubra aqui!

/
Criado por
/
Comentário0
/
Categorias
Embora ainda não seja adotado por muitas empresas, o investimento na prevenção de doenças é de fundamental importância tanto para o negócio quanto para os funcionários. Para tanto, é necessário implementar ações voltadas a esse objetivo.
Um dos principais benefícios é a melhoria da saúde do trabalhador, com a redução dos índices de presenteísmo e absenteísmo. Com isso, há manutenção da produtividade obtida por meio da satisfação e motivação dos funcionários.
Para um melhor entendimento sobre o assunto elaboramos este artigo, no qual reunimos informações que aborda a importância desse investimento, as suas vantagens e algumas das principais ações que podem ser praticadas. Confira!
Qual a importância de investir na prevenção de doenças?
O estresse no trabalho impacta diretamente na produtividade dos funcionários. Segundo pesquisa recente da Isma-Br, representante da International Stress Management Association (organização sem fins lucrativos), 9 em cada 10 trabalhadores brasileiros apresentam sintomas de ansiedade, em graus leves ou severos e 47% apresenta algum nível de depressão.
Funcionários estressados sofrem déficit de atenção, o que prejudica o desempenho. Além disso, o índice de faltas causa uma sobrecarga de trabalho aos colaboradores que não apresentam o distúrbio e, por consequência, ocorre um declínio na produtividade.
Dessa forma, é de fundamental importância traçar um plano de ação e investir na garantia da saúde do trabalhador.
Quais as vantagens desse investimento?
O investimento na prevenção da saúde do trabalhador apresenta várias vantagens para a empresa e seus colaboradores. Ações voltadas para esse objetivo proporcionam uma melhoria da qualidade de vida no trabalho.
Dessa forma, uma das principais vantagens é o aumento da produtividade, pois evita o estresse no trabalho e reduz o índice de faltas, afastamentos e processos trabalhistas.
Quais as ações que podem ser adotadas?
Algumas ações simples têm um custo-benefício muito interessante e podem levar a excelentes resultados para a prevenção de doenças e acidentes na empresa. Veja, a seguir, as principais práticas que podem ser adotadas!
Oferecer plano de saúde empresarial
A oferta de um plano de saúde empresarial aos colaboradores é uma excelente estratégia. Muitas vezes o estresse se inicia na vida pessoal, com preocupações em não conseguir arcar com uma assistência médica.
Dessa forma, o trabalhador pode exercer as atividades de maneira mais tranquila e cuidar de modo preventivo de potenciais problemas de saúde.
Manter uma boa infraestrutura no ambiente
Essa é uma ação imprescindível para reduzir riscos de acidentes e possível desenvolvimento de doenças ocupacionais. Portanto, é preciso fazer manutenção do local, dos equipamentos e mobiliários frequentemente, a fim de assegurar o atendimento às regras da ergonomia.
Promover palestras sobre prevenção a doenças e riscos
Mesmo contando com uma boa infraestrutura, os colaboradores necessitam de orientações para utilizar os equipamentos de segurança. Nesse sentido, é importante investir em treinamentos e palestras que conscientizam.
Os temas abordados devem tratar de ergonomia, tempo de pausas, formas de evitar o estresse e alimentação saudável. Outra excelente prática que pode ser adotada é a ginástica laboral, pois proporciona bem-estar físico e mental aos colaboradores.
Supervisionar o uso de equipamentos de segurança
Além dessas orientações, também é importante conferir se os funcionários estão utilizando os equipamentos de maneira adequada. Esse é o meio mais seguro de proteger a saúde da equipe e a empresa de possíveis processos.
Respeitar a carga horária dos colaboradores
As horas extras devem ser evitadas ao máximo. A produtividade fundamentada em excesso de trabalho é ilusória. Quando utilizada de maneira sistemática, provoca cansaço e estresse, já que o tempo de descanso não foi respeitado.
A consequência é a diminuição do rendimento e aumento de possíveis acidentes no trabalho por déficit de atenção nas atividades. Dessa forma, é importante considerar a contratação de pessoal extra para atender a demanda.
Conforme pudemos verificar, o investimento na prevenção de doenças na empresa, principalmente com a contratação de um plano de saúde, é uma importante estratégia. Essa decisão, quando complementada pelas ações comentadas, pode contribuir de forma eficaz para o aumento da competitividade do negócio.
Fonte: Bluemed