5 Treinamentos em Alta para o Verão

Se “vou começar o ano mais fitness” ou “esse ano vou frequentar a academia” foram suas promessas durante a virada do ano, já está na hora de conhecer as tendências de exercícios para esse verão.

Anualmente, a  ACSM (American College of Sports Medicine)  divulga a lista das tendências de exercícios e práticas esportivas para o mundo fitness, explicando quais serão as novidades e  modalidades que ganharão mais espaço nas academias de todo mundo.

Separamos aqui as 5 maiores tendências para esse verão que podem ser a base para você iniciar sua caminhada rumo ao objetivo de uma vida mais saudável.
1 – HIIT
O treinamento intervalado de alta intensidade (high-intensity interval training, no inglês), é um tipo de treinamento utilizado para condicionamento físico em que os praticantes intercalam entre momentos de exercícios de alta intensidade, que exigem muito mais esforço, e momentos de exercícios mais suaves ou pausas. Segundo especialistas, esse tipo de exercício faz perder gordura e “secar” mais rápido porque os exercícios provocam a aceleração do metabolismo por até duas horas após o término do treinamento.
2 – Core Training
O “core” é, basicamente, o conjunto dos músculos que dão suporte e estabilidade ao tronco. Esse conjunto inclui a região pélvica, lombar e bacia. Os exercícios de fortalecimento podem ser executados com pesos e, diferente de outros exercícios com pesos, suas funções principais são promover o alinhamento adequado e estabilidade do centro do corpo, além de  gerar força nessa região sem promover um desenvolvimento significativo dos músculos.
3 – FIT Dance
Com as atividades coletivas cada vez mais em alta, promovendo benefícios físicos e a socialização, surgiram várias modalidades de exercícios relacionados à dança, como os casos da Zumba e do FIT Dance. Criado na Bahia, o FIT Dance basicamente utiliza coreografias funcionais que são fáceis de executar e proporcionam uma série de benefícios, como o aumento do metabolismo e com ele o gasto de calorias, eliminação de toxinas e líquidos retidos no corpo e também promovem o desenvolvimento de vários músculos do corpo, principalmente os inferiores.
4 – Stretch Roller
Para entender o Stretch Roller é preciso primeiro saber que ele é uma mistura dos exercícios utilizados na prática do Foam Roller – que são realizados com um aparelho de rolamento que tem como objetivo flexibilizar os tecidos do corpo, principalmente a fáscia (um tecido que reveste os músculos) – e exercícios de alongamento, sejam esses estáticos ou dinâmicos. Sua principal função é melhorar a amplitude dos movimentos, prevenindo lesões.
5 – Treinamento de Força – Crossfit
O Crossfit continua em alta nesse verão. Seus exercícios para treinamento de força e condicionamento são cada vez mais procurados por pessoas que precisam desenvolver e condicionar suas capacidades físicas, além de promoverem também a perda de peso.
Fonte: sompo seguros