Anemia: Conheça mais Sobre a Doença

A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição das hemoglobinas (glóbulos vermelhos – responsáveis pelo transporte de nutrientes, oxigênio, gás carbônico e toxinas) na corrente sanguínea, como resultado da carência de um ou mais nutrientes (ferro, vitamina B12 e ácido fólico e até mesmo pela falta de vitamina C) além de alguns tipos genéticos.
Os sinais e sintomas frequentes da anemia são: palidez, conjuntiva pálida, cansaço, frio nos pés e nas mãos entre outros e pode variar de pessoa para pessoa. Para ser diagnosticado, é bem simples, basta ir ao médico de rotina e realizar os exames solicitados. Dentre eles estará o exame de sangue básico para detectar a anemia.
O melhor tratamento pode estar na menor atitude. Ter uma alimentação balanceada e saudável é essencial para uma boa saúde. Um prato “colorido” já abrange uma boa parte os nutrientes necessários.
Você sabe onde encontramos o ferro? Nos alimentos escuros: feijão, beterraba, brócolis, carne de fígado… mas para sua absorção ser eficaz é necessário a ingestão da vitamina C. Como por exemplo: beterraba crua, tomate, cenoura, laranja. Suco de laranja com 3 a 4 folhinhas de salsa ou com beterraba também podem fazer grande diferença em nossa nutrição e prevenir ou ajudar na cura da anemia.
Porem se o médico ver a necessidade, poderá indicar um suplemento vitamínico.
Fonte: Trasmontano