Dicas de Brincadeiras e Atividades para o Dia das Crianças

JÁ SABE O QUE VAI FAZER NESSE DIA DAS CRIANÇAS? Ainda NÃO? CONFIRA nossas SUGESTÕES!
Brincar é sinônimo de ser criança. É também sinônimo de descobrir, inventar, aprender e imaginar. E os pais não só podem, como devem entrar junto na brincadeira!
Então, vamos entrar juntos nessa brincadeira? No dia 12, vale tudo, inclusive se atentar à programação da sua cidade. Uma dica é que as crianças amam surpresas e nada melhor do que surpreendê-las no dia delas. Que tal escolher um restaurante diferente para comer, ou conhecer um parque que o seu filho sempre quis ir mas nunca deu tempo? Decidir juntos o destino também é uma possibilidade! O importante é se programar para aproveitar ao máximo. Se a ideia for passar esse tempo em casa, o leque de atividades também é enorme. Veja algumas ideias para te inspirar!
  1. Desenhar
Separe folhas de papel, canetas coloridas, tintas, pincel e deixe a imaginação tomar conta. Ao final da atividade, vale expor as obras-primas em uma galeria de arte da família. Vocês vão concluir que a casa só tem artistas!
  1. Revirando o baú
Chegou a hora dos pais relembrarem as brincadeiras da época deles. Bolinha de gude, peteca, jogo de varetas, banco imobiliário…
  1. Telefone sem fio
Para essa brincadeira, todo mundo deve ficar em círculo. O primeiro participante cria uma mensagem e fala no ouvido do próximo. A mensagem vai passando adiante e cada um vai dizendo o que entendeu. A última pessoa será quem vai repetir, em voz alta, o que ouviu. O desafio é descobrir se a mensagem permaneceu a mesma do começo ao fim. Alerta: essa brincadeira pode render várias gargalhadas.
  1. Quem sou eu?
Para esse jogo, são necessárias habilidades de detetive! Os jogadores devem estar em roda. Cada um escolhe o nome de um personagem de filme, desenho, artista, ou mesmo alguém do convívio deles, escreve num papel e gruda na testa do participante da direita, sem que ele veja. Cada criança faz perguntas para os outros jogadores sobre o que ela é. Por exemplo: “eu sou uma mulher?”. E os jogadores só podem responder sim ou não. Cada um tem uma chance de tentar adivinhar.
  1. Stop!
No Stop!, a família definirá em conjunto categorias de cores, animais, carros, cidades, entre outras. A partir do que foi escolhido, todos escrevem as categorias em um papel. Escolhida uma letra, todos preenchem a folha, de acordo com as categorias, com palavras que comecem com a letra escolhida. Aquele que acabar primeiro grita “Stop!”. O jogo pode acontecer de forma individual, mas pensar junto e dividir a família em equipes é mais divertido.
  1. Acampamento
As crianças amam acampamento! Podem ser usadas barracas de verdade ou improvisar com cadeiras, lençol. Almofadas e coisas que temos em casa. O lugar do camping escolhido é a própria sala de casa e todo mundo ajudará a montar as barracas.
  1. Pique-nique
Nesse dia, o jantar vai acontecer de uma forma diferente! É só estender uma toalha no chão da sala e todo mundo vai ser convidado a comer ali mesmo. E o cardápio também pode ser escolhido em conjunto. Entre sanduíches, frutas e sucos, a criança pode ajudar na preparação.
Fonte: paisefilhos