Outubro Rosa – Dicas

Quais formas de prevenção?
Existem duas formas de prevenção: a primária e a secundária. A primária previne o surgimento da doença e compreende hábitos de vida e de alimentação saudáveis, como praticar atividade física, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas. A prevenção secundária compreende o diagnóstico precoce da doença e é feita com a mamografia. Pessoas com alto risco, como aquelas que apresentam histórico familiar ou alguma mutação genética, podem se prevenir com alguns medicamentos ou até, em casos excepcionais, passar por cirurgias preventivas (como a realizada pela atriz Angelina Jolie). Tumores diagnosticados precocemente apresentam chance de cura próxima a 100%, com tratamentos muito pouco agressivos.
De quanto em quanto tempo a mulher deve fazer a mamografia?
A mulher que não apresenta alto risco deve fazer a mamografia uma vez por ano após os 40 anos de idade. Já aquelas que apresentam alto risco (principalmente familiar) devem procurar um mastologista para saber quando começar e com qual frequência.
O corpo dá sinais de que algo está errado? Como desconfiar?
As principais alterações que necessitam de avaliação médica são: a presença de nódulos/caroços palpáveis na mama; retrações ou abaulamentos na pele da mama; mamilos que sofram inversão; descamação ou feridas na pele do mamilo ou na aréola; alterações de cor ou temperatura da mama (sinais inflamatórios); ínguas nas axilas e saída de secreção pelo mamilo.
Fonte:cuidadosmil