Conheça os Alimentos que Podem Causar Manchas nos Dentes

Forte pigmentação pode prejudicar coloração natural

Quem deseja manter um sorriso realmente branco deve evitar alguns cardápios. Conhecidos como cromogênicos, os alimentos com forte pigmentação prejudicam a coloração natural dos dentes e provocam escurecimento. — Eles liberam sua pigmentação no momento da mastigação, afetando os dentes a longo prazo — explica o cirurgião-dentista Paulo Zahr, especialista em estética odontológica.
Desde vegetais como beterraba e amora, até bebidas como café e vinho podem prejudicar a coloração do dentes. Principalmente para quem passou por procedimentos como obturação ou colocação de resinas, ou para quem tem os dentes mais porosos — problema ocasionado, segundo o especialista, pela mastigação de alimentos muito ácidos. — Quando a superfície do dente deixa de ser lisa, não há técnicas naturais que regenerem o seu esmalte, corroído por essas substâncias. A solução é ir até um dentista para que ele faça o polimento e a vedação das porosidades — esclarece.
Escovação após as refeições é fundamental
Segundo Zahr, após o procedimento é possível fazer o branqueamento dental — que dura, em média, entre seis meses e um ano. Quem não quiser optar pelo método pode tomar medidas simples que previnem o escurecimento dos dentes, como sempre fazer higiene completa após as refeições ou, pelo menos, realizar bochechos com água ou enxaguantes bucais.
O especialista dá uma dica simples para identificar os alimentos que afetam a coloração dos dentes:
— É só passar na língua: se pintar na hora, vai pintar o dente a longo prazo também.
Conheça o cardápio que pode escurecer os dentes:
Café: a bebida é o principal vilão quando o assunto é o escurecimento dos dentes, pois a mancha pode ocorrer de imediato. O ideal é diminuir o consumo diário para amenizar os efeitos; Refrigerante: também são grandes inimigos do sorriso branco, principalmente os de limão e cola. Como são ácidos, podem afetar o esmalte e a dentina, que mantêm os dentes imunes ao escurecimento;
Chá: algumas substâncias que dão coloração à bebida podem causar escurecimento;
Beterraba: por conter muito pigmento, além de escurecer os dentes, também pode manchá-los;
Amora, cereja e uva: essas frutas têm intensa pigmentação, o que pode prejudicar a cor dentária natural;
Açaí: a cor forte e escura pode causar manchas;
Vinho: além de conter substâncias pigmentadas, como tanino e cromogênio, é bastante ácido e pode causar a corrosão do esmalte dental.

Fonte: dentalpar