Conheça os Alimentos que Podem Causar Manchas nos Dentes – Empire Assessoria e Corretora de Seguros

Blog

Conheça os Alimentos que Podem Causar Manchas nos Dentes

/
Criado por
/
Comentário0
/
Categorias
Forte pigmentação pode prejudicar coloração natural

Quem deseja manter um sorriso realmente branco deve evitar alguns cardápios. Conhecidos como cromogênicos, os alimentos com forte pigmentação prejudicam a coloração natural dos dentes e provocam escurecimento. — Eles liberam sua pigmentação no momento da mastigação, afetando os dentes a longo prazo — explica o cirurgião-dentista Paulo Zahr, especialista em estética odontológica.
Desde vegetais como beterraba e amora, até bebidas como café e vinho podem prejudicar a coloração do dentes. Principalmente para quem passou por procedimentos como obturação ou colocação de resinas, ou para quem tem os dentes mais porosos — problema ocasionado, segundo o especialista, pela mastigação de alimentos muito ácidos. — Quando a superfície do dente deixa de ser lisa, não há técnicas naturais que regenerem o seu esmalte, corroído por essas substâncias. A solução é ir até um dentista para que ele faça o polimento e a vedação das porosidades — esclarece.
Escovação após as refeições é fundamental
Segundo Zahr, após o procedimento é possível fazer o branqueamento dental — que dura, em média, entre seis meses e um ano. Quem não quiser optar pelo método pode tomar medidas simples que previnem o escurecimento dos dentes, como sempre fazer higiene completa após as refeições ou, pelo menos, realizar bochechos com água ou enxaguantes bucais.
O especialista dá uma dica simples para identificar os alimentos que afetam a coloração dos dentes:
— É só passar na língua: se pintar na hora, vai pintar o dente a longo prazo também.
Conheça o cardápio que pode escurecer os dentes:
Café: a bebida é o principal vilão quando o assunto é o escurecimento dos dentes, pois a mancha pode ocorrer de imediato. O ideal é diminuir o consumo diário para amenizar os efeitos; Refrigerante: também são grandes inimigos do sorriso branco, principalmente os de limão e cola. Como são ácidos, podem afetar o esmalte e a dentina, que mantêm os dentes imunes ao escurecimento;
Chá: algumas substâncias que dão coloração à bebida podem causar escurecimento;
Beterraba: por conter muito pigmento, além de escurecer os dentes, também pode manchá-los;
Amora, cereja e uva: essas frutas têm intensa pigmentação, o que pode prejudicar a cor dentária natural;
Açaí: a cor forte e escura pode causar manchas;
Vinho: além de conter substâncias pigmentadas, como tanino e cromogênio, é bastante ácido e pode causar a corrosão do esmalte dental.

Fonte: dentalpar