Atividade Física: Como se Exercitar Previne Doenças Crônicas

A prática de atividades físicas de modo regular é de extrema importância na prevenção contra doenças crônicas. Muito além do controle de peso, fazer exercícios regulares proporciona melhoria na qualidade de vida e até mesmo na sua autoestima. Mas, é claro, qualquer exercício deve ser feito de forma segura e eficaz, respeitando os limites de cada pessoa.
Confira abaixo alguns problemas de saúde que podem ser evitados com a prática regular de atividades físicas:
DOENÇAS CARDÍACAS E ACIDENTES VASCULAR CEREBRAL (AVC):
A prática diária de exercícios ajuda na prevenção de doenças cardíacas e AVCs, pois fortalece o músculo cardíaco, reduzindo a pressão arterial e melhora a circulação.
HIPERTENSÃO ARTERIAL:
O exercício físico ajuda na redução da pressão arterial, além de reduzir a gordura corporal, que está totalmente relacionada com os níveis elevados de pressão sanguínea.
DORES LOMBARES:
Um dos benefícios da atividade física é a formação de força muscular, que auxilia na flexibilidade e na postura, ajudando na prevenção de dores lombares.
MELHORA DE AUTOESTIMA E COMBATE AO ESTRESSE:
Ao nos exercitarmos, colaboramos com a melhora do nosso humor e autoestima, devido à produção de endorfinas capazes de combater até a depressão e ansiedade.
Caso você sofra de algum problema crônico, a Seguros Unimed, possui uma Unidade de Atenção à Saúde, que tem como objetivo desenvolver estratégias de saúde que possibilitam a melhoria de vida dos segurados. A unidade desenvolve e articula ações de prevenção e promoção de saúde, qualidade de vida, reabilitação e cuidados através de programas de acompanhamento personalizado, conforme as demandas de saúde de cada segurado.
 
FONTE: Seguros Unimed, Exame e Portal da educação.